Hoje é Dia dos Professores
Hoje, segunda-feira (15) é comemorado em todo o País o Dia dos Professores. Representando a categoria mais importante da educação escolar, o professor de Ensino Religioso do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Natan Krieger, fala ao repórter Alex Freire sobre a atualidade da profissão. Para ele, a delegação de responsabilidades dada pelas famílias ampliou consideravelmente o papel dos educadores nas salas de aula.
Para Natan, quando os alunos assimilam novos conhecimentos e se mostram identificados com as realidades das matérias, é sinal de que o trabalho foi desenvolvido como planejado. O professor considera que as demonstrações de aprendizado por parte dos alunos fazem com que os mestres se sintam realizados e compensados por todos os esforços empenhados na sala de aula.
História - Em 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial determinando que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras.
Porém, somente em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, foi feita a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor. Foi em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.
A informação é do site www.unigente.com. Conta a história que, naquela época, o longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias. Foi então que quatro professores tiveram a idéia de se promover um dia de descanso, para se evitar a estafa, e também de congraçamento e análise dos rumos a serem dados ao restante do ano.
Um dos professores daquele educandário, Salomão Becker, sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.